Divulgação dos inscritos do concurso da marca LACE

 

 

  

Divulgação dos inscritos do concurso da marca LACE, do Edital LACE -UFG. 2023.2

 

 

  RAYSSA REIS DOS SANTOS TELES
 
  A proposta da minha identidade visual é trazer na logo os simbolismos de arte e educação, sendo a arte representada pelo pincel e a educação pelo lápis, que trocam significados entre si. Podendo ser o lápis a arte  e o pincel a educação, que juntos formam um “L” de LACE.
   Ao longo do processo, pensei em várias ideias, mas a que mais expressou a mistura ampla na qual a arte e a educação podem chegar, seria esses dois materiais em conjunto, um completando o outro, sem um, o outro não faz sentido na palavra.


 


  MATHEUS LIMA

  Busquei representar tanto a prática artística como a discente no uso do lápis de cor na letra “L”. Além de evidenciar a escuta e conversa através do balão de fala na letra “e”. Assim, conversando com Paulo Freire que buscava uma prática docente na base da comunicação com seus discentes. Para chegar nesse resultado busquei diversos símbolos que poderiam me auxiliar no que tange (Arte, Cultura e Educação). Passei por becas, livros, pincéis, cores e balões de fala. Algumas dessas simbologias foram descartadas e muitas logos também. Então tentei deixar o preciosismo de lado no momento de criação e optei por algo que mostrasse às pessoas o nome de um laboratório dentro do Campus, algo novo que faça com que todos e todas da universidade lembrem do nome Lace.


  KAHENA GADINI PISSOLATO

  A ideia da logo partiu da ideia de brincar com as palavras e as formas, tanto dos objetos quanto das letras, fazendo uma brincadeira e analogia. LACE é a sigla de Laboratório de Artes Visuais, Cultura e Educação. Fiz um Frasco Erlenmeyer referente ao L(aboratório), depois fiz um cavalete e uma paleta para remeter a A(rtes) visuais e C(ultura), e uma estante para a E(ducação). O celular que encobre isso é por conta da tecnologia, já que ela também faz parte tanto nas artes, quanto na cultura e na educação e reforçar que também a existência da arte digital.

 


 



  ISABELA SOUZA RIBEIRO  

  Para a marca do Laboratório de Artes Visuais, Cultura e Educação- LACE, busquei criar uma imagem que refletisse as três áreas: Artes Visuais, Cultura e Educação. Utilizando de elementos comuns entre elas como, linhas e cores, de forma dinâmica e atual, a logo se mistura à terra, não somente como o solo em que pisamos, mas também nossas origens culturais. As letras remetem à pintura com os dedos, levando em consideração que essa foi a primeira “ferramenta” utilizada pelos seres humanos ao retratar figuras, na idade da pedra. As cores usadas têm subtons mais escuros e, nas cores quentes (amarelo e vermelho), mais terrosos, como se a tintura estivesse sida extraída da natureza e imediatamente utilizada. Os símbolos na parte inferior, juntos contem significado de cada uma das áreas do laboratório juntas: Artes Visuais, representada pelo olho central; Cultura, representada nas linhas, que se repetem e se espelham como em padrões de pintura de diversos povos originários do Brasil; Educação, representada pela forma de um livro aberto. A escolha de uma forma oval para unir todos os elementos auxilia na versatilidade de uso da marca.

 




  HEVELYN COSTA

Na elaboração da proposta, busquei uma estética que refletisse elementos dessa tríade, procurando uma intersecção. Onde a arte, a cultura e a educação se cruzam? Pensando sobre coisas que me motivaram e considerava importantes, criei uma ilustração que imita a aparência de um grafitti feito com a técnica de stencil, juntamente com a sigla em letras inspiradas no pixo reto. Quis valorizar essas formas de artes, muitas vezes marginalizadas, que são pura expressão de uma cultura. Pensar em arte, cultura e educação é pensar também na formação do sujeito, na legitimidade de suas formas de se expressar no mundo.

 

 


  GABRIELLY SOARES GARCIA

   A logo foi baseada no fato de que toda vez que eu escuto a palavra "Lace" eu me lembro de "Laço". Assim, eu quis fazer do Lace o laço que une as Artes Visuais, a Cultura e a Educação. Realizei testes de cor e de tamanhos. As cores foram escolhidas para melhor visualização a distância ou em pequenos tamanhos (como no canto de uma folha de papel). 

 


 

 


  GABITO ALENCAR, JULIANA BATISTA E YASMIN SILVA

  O processo de criação da identidade visual do LACE – Laboratório de Artes Visuais, Cultura e Educação, realizado em grupo, partiu de alguns elementos, tais como a cor, referências e fontes. Buscamos estabelecer diálogos com a Universidade Federal Goiás e a Faculdade de Artes Visuais. Por isso, trouxemos parte da logo oficial da UFG e suas cores, e inserimos um sol, para representar o conhecimento e o poder doador da vida. Além disso, a letra “L” abraça todo o nome, numa espécie de laço de todas as letras, isto é, o laboratório abarca as artes visuais, a cultura e a educação. Do mesmo modo, as cores têm referência nas cores da marca visual da FAV, da UFG e também da Atlética. 

 




  CAROLINA MAZOTI PEREIRA

  Marca Lace – proposta 1

  A marca foi pensada utilizando símbolos como uma forma de ligar imagens a conceitos. Começando pela letra L, que é apresentada como um laço que envolve todas as letras, com o objetivo de ligar a sigla LACE e a palavra LAÇO em um jogo de palavras e imagens. O pincel e a paleta representam a arte e a cultura, enquanto o livro aberto é utilizado para simbolizar a cultura e o ambiente de ensino. Os pequenos pontos inseridos nas letras representam, de forma minimalista, uma rede de comunicação, de conexões e ligações culturais que serão proporcionadas no espaço.

 





  Marca Lace – proposta 2


  A marca foi pensada utilizando símbolos como uma forma de ligar imagens a conceitos. Começando pela letra L, que é apresentada como um laço que envolve todas as letras, com o objetivo de ligar a sigla LACE e a palavra LAÇO em um jogo de palavras e imagens. O pincel e a paleta representam a arte e a cultura, enquanto os pequenos pontos inseridos nas letras representam, de forma minimalista, a educação como uma rede de comunicação, de conexões e ligações culturais que serão proporcionadas no espaço, trazendo uma marca com menos elementos, com o objetivo de valorizar os símbolos apresentados nas letras.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL 01/2023 - Concurso para seleção da marca visual do Laboratório de Artes Visuais, Cultura e Educação - LACE.

CONCURSO PARA ESCOLHA DA MARCA VISUAL DO LACE - RESULTADO FINAL